Pesquisar no site


Contato

Rodrigo Pereira
Mogi das Cruzes São Paulo

Atendimento: de Segunda a Sexta das 8:30 hs às 18:00 hs

****SOMENTE NESSES HORÁRIOS****

11 4726-9864

E-mail: corinthiansrodrigo@hotmail.com

Campeonato Mundial de Clubes da FIFA 2000

16/08/2009 22:00

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O torneio

Foi o primeiro Campeonato Mundial de Clubes organizado pela FIFA, a autoridade máxima do futebol, que pretendia substituir os antigos torneios intercontinentais, o que, na prática, acabou por ocorrer somente em 2005. Foi também o primeiro torneio com participação de equipes de todos os continentes e não apenas da Europa e da América do Sul como era feito até então. A segunda edição, que estava agendada para 2001 na Espanha, foi adiada para 2003, e em seguida cancelada devido a problemas de parceiros e patrocínios. Cada confederação teve direito a apontar um representante para essa competição. A Fifa ofereceu ainda uma vaga a ser indicada pela CBF e outra ao Real Madrid, campeão da Copa Toyota de 1998[1] [2] para completar a lista de 8 clubes.

A maior polêmica quanto a essas indicações foi o fato da Conmebol indicar o Vasco da Gama, campeão da Libertadores em 1998, sendo que no meio de 1999 já haveria um novo campeão da Libertadores (que acabou sendo o Palmeiras). Outra polêmica foi a indicação do Corinthians feita pela CBF pelo título de Campeão Brasileiro de 1998 sob a justificativa de que o Campeonato Brasileiro de 1999 terminaria muito próximo ao Mundial, o que poderia prejudicar o clube indicado. Porém, como o Corinthians acabou se tornando Campeão Brasileiro em 1999, a polêmica em torno dessa indicação tornou-se nula.

A disputa se dividiu em duas chaves de quatro equipes: um grupo realizou suas partidas em São Paulo e outro no Rio de Janeiro, sendo encabeçados pelo paulista Corinthians e pelo carioca Vasco da Gama, respectivamente. O vencedor de cada grupo disputou a final, e os segundos colocados disputaram o 3º lugar). No grupo A, o classificado para a final foi o Corinthians, que venceu o Al Nassr, da Arábia Saudita e o Raja Casablanca, do Marrocos, além de ter um empate em 2 a 2 com o time espanhol Real Madrid. No gurpo B, o Vasco foi o melhor, após vencer todos os seus jogos deixando para trás o inglês Manchester United, o Nexaca do México, e o australiano South Melbourne

A final foi disputada no dia 14 de janeiro de 2000, no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, onde 73 mil pessoas viram o Corinthians bater o Vasco por 4 a 3 em uma disputa por pênaltis após um empate em 0 a 0.

Assim, o Sport Club Corinthians Paulista tornou-se o Primeiro Campeão Mundial de Clubes da FIFA

Clubes participantes do Mundial de Clubes da FIFA de 2000

Al Nassr

Arábia Saudita

Vencedor da Supercopa da Ásia (Recopa da Ásia vs Copa dos Campeões da Ásia) de 1998

Corinthians

Brasil

Vencedor do Campeonato Brasileiro de 1998 (Campeão nacional do país sede)

Manchester United

Inglaterra

Vencedor da Liga dos Campeões da UEFA de 1999

Necaxa

México

Vencedor da Copa dos Campeões da CONCACAF de 1999

Raja Casablanca

Marrocos

Vencedor da Liga dos Campeões da África de 1999

Real Madrid

Espanha

Vencedor do Copa Intercontinental de 1998

Vasco da Gama

Brasil

Vencedor da Taça Libertadores da América de 1998

South Melbourne

Austrália

Vencedor da Copa dos Campeões da Oceania de 1999

"Foi uma partida muito emocionante. Os brasileiros hoje também se sentem campeões do mundo. Parabéns a todos", disse FHC, que apesar de carioca, viveu boa parte de sua vida em São Paulo, onde passou a torcer pelo Corinthians.

  • O Mundial de Clubes da FIFA 2000 teve seus direitos de transmissão comprados pela empresa brasileira Traffic.

Referências

  1. Necaxa's Foes In The 2000 FIFA Club World Championship Will Be Determined At The October 14 Draw In Rio De Janeiro, Concacaf, 05/10/1999
  2. Clubbing together on road to Brazil, BBC, 20/12/1999

Curiosidades

  • O árbitro Dick Jol mostrou oito cartões amarelos na final do Mundial de Clubes entre Corinthians e Vasco.
  • O então presidente do Brasil na época, Fernando Henrique Cardoso enviou um dia depois do título um telegrama ao Corinthians, dedicado a todos os jogadores. FHC felicitou-os pela conquista do Mundial de Clubes da Fifa.