Pesquisar no site


Contato

Rodrigo Pereira
Mogi das Cruzes São Paulo

Atendimento: de Segunda a Sexta das 8:30 hs às 18:00 hs

****SOMENTE NESSES HORÁRIOS****

11 4726-9864

E-mail: corinthiansrodrigo@hotmail.com

O que significa a cilindrada em litros do seu motor?

29/12/2009 00:53

O que significa a cilindrada em litros do seu motor?

 

Se você leu já leu o artigo Como funcionam os motores dos carros, deve saber que o motor do seu carro tem pistões e que eles se movem para cima e para baixo em seus cilindros:

Your browser does not support JavaScript or it is disabled.

Quando o pistão se movimenta de cima para baixo, ele aspira uma determinada quantidade de ar. Essa quantidade depende do tamanho da área da circunferência do pistão e do quanto ele percorre nesse movimento.

Vamos supor que o pistão do seu carro tem 10,16 centímetros de diâmetro e que ele se movimenta 10 centímetros de cima para baixo (o curso). Isso significa que o pistão do seu motor pode aspirar:

raio ao quadrado x pi x altura = volume do cilindro

5,08 cm (calibre/2)² x 3,14 x 10,16 cm (curso) =  823,3 centímetros cúbicos

Se o seu carro tem 4 cilindros, então ele tem uma cilindrada total de:

4 x 823,3 centímetros cúbicos = 3.292,1 centímetros cúbicos ou 3,292 litros

Um fabricante de automóveis pode arredondar esse número para cima e dizer que o seu carro tem um motor de 3,3 litros. Isso significa que a cilindrada, ou deslocamento volumétrico, deste motor específico é de 3,3 litros. Se você girasse duas revoluções completas do virabrequim deste motor, os quatro pistões inalariam o total de 3,3 litros de ar.

Por que se preocupar com isso? E por que existe um adesivo na parte traseira de muitos carros informando a cilindrada do motor?

A cilindrada fornece uma estimativa da potência máxima que o motor pode produzir. Quando você mistura certa quantidade de gasolina ou álcool com ar e queima um ou outro dentro de um motor, somente uma determinada quantidade de combustível pode ser introduzida, pois ela é limitada à quantidade de oxigênio (em inglês) - se você misturar mais gasolina ou álcool, isto nada representará porque não haverá oxigênio no cilindro para a queima. A relação ar-combustível é de 14,7 para 1 - 14,7 partes de ar para uma parte de gasolina ou 9 para 1 no caso do álcool, por peso. A cilindrada indica qual a quantidade máxima de combustível que o motor pode queimar, o que controla a potência máxima que o motor pode produzir.

Claro que é possível criar um motor de 10 litros que apresente um desempenho realmente ruim. Também é possível criar um motor de 1 litro que seja muito bem elaborado que consiga proporcionar o melhor desempenho possível com o combustível que recebe. E estes dois motores poderiam ter a mesma potência, mesmo se um tivesse cilindrada 10 vezes maior que o outro. Porém, como regra geral, um motor de 10 litros deve gerar 10 vezes mais potência que um motor de 1 litro se tudo o mais fosse igual.